20080307

Juno

Achei que o melhor jeito de escrever uma resenha sobre Juno era escutando a sua trilha sonora. Falarei mais sobre ela pra frente, mas saiba que enquanto eu digito essas linhas escuto os acordes das musicas singelas do filme.

Como a maioria dos filmes que estão sendo lançados nesse início de ano, já tem um tempo que Juno tá no ar. Agora mais um pouco, por toda a badalação sobre Oscar e parafernálias mil. A produçao é independente, com roteiro original (Diablo Cody é GÊNIO!), atores legalzões... Os detalhes técnicos não importam muito. O fato é que Juno é, sem exageros, um filme perfeito.



É sério. Todas as cenas da Ellen Page - Por conseguinte, quase TODAS as cenas do filme - tem uma característica foda. Ou é engraçada, ou tem uma tirada excepcional, ou tem um fato marcante do filme. Ainda não caiu a ficha que a garota acabou não arrancando o Oscar. Tamanha injustiça também com o filme.

Desde 2005 eu acompanho regularmente a cerimonia de premiaçao, e sempre registro mentalmente que eu tenho que ver o melhor filme. Placebo, como diz um colega meu. A cada ano eu adicionei o ganhador pra lista dos Top 10 melhores filmes que eu já vi. 2008 foi exceçao, mas não saiu sem representante.

A história é mais ou menos batida, parecendo coisa de novela das oito. Menina de 16 anos se descuida e fica grávida. E antes que você me mande pro inferno por contar o filme, essa frase não é mais spoiler do que a imagem que eu coloquei ali em cima. Mas nada disso importa muito. O legal é ver como o filme se desenvolve. É acompanhar as decisões, evoluçoes e desafios de uma história que é atual e pertinente. É presenciar a transformaçao que o roteiro faz com o universo do colegial norte-americano, que parecia que já havia sido gasto à exaustão. É perceber que a Ellen Page conseguiu passar toda a imaturidade da garota de dezesseis com tamanha maestria que a gente realmente acredita na atuação dela. É envolvente. Faz pensar. E até mesmo se apaixonar.

Juno é perfeito porque oferece vários motivos pra isso. E mesmo se voce gostar de apenas um deles, já é totalmente suficiente para transformar o filme em um dos seus favoritos. Se for possível, aproveite que ainda esta nos cinemas brasileiros e vá dar uma conferida. E depois procure a trilha sonora e fique ouvindo com aquela pessoa que você gosta, que provavelmente deve ter ido assistir o filme com você. Típicas músicas que parecem ter sido compostas pra apenas um caso de amor que se repete através dos séculos. E depois conseguem compilá-lo em um filme. Sem repetiçao. Juno é perfeito.

2 comentários:

  1. uatafuuqui.

    seja oq ue for o filme, cada dia mais emo vc me parece.
    só não chora. ta?


    obs. sme maiores consdiderações ao filme, pq nao assisit pra falar qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  2. Juno seria, pra mim, um filme divertidinho em condições normais.

    Mas as condições não são normais. O filme é, na verdade, uma ode à irresponsabilidade. É essa a mensagem que deve ser passada? "Vai lá, engravida numa boa, filha de 16 anos, pq é MUITO fácil contornar a situação."

    É o que o filme passou pra mim. A gravidez na adolescência é algo que se "resolve" com facilidade.

    Não gostei. Não é por ser "emo", nem nada assim, até pq eu adoro as coisas alternativas. É pq é um filminho "Mau-caráter", mesmo.

    ResponderExcluir