20080514

Homem de Ferro

Homem de Ferro começou dramático. Comprei o ingresso às 7:20 da noite com medo de filas pra sessão de 9:30 e usei o tempo livre pra ficar andando à toa pelo shópis. Entendo que o filme já estreiou faz um bom tempo, mas sou demasiado paranóico pra essas coisas. Pois então que, às exatas 9:09, o maldito do ingresso nao se encontra em meus bolsos. Nunca desejei tanto ter uma cabine de imprensa pra ver esse filme. Felizmente, ingresso barato ajuda horrores, e o incidente nao me impediu de entrar na sala de cinema =D


Pra dar um resumex pra quem se interessa: Tony Stark, CEO das empresas Stark, maior fabricador de armas dos Estados Unidos, playboy milionário inteligente pra carvalho e fodão-mór nas horas de descanso, é atacado por um grupo terrorista durante a apresentação de uma nova arma, quase morrendo no processo. Salvo por pouco, ele começa a entender que há algo mais que ele pode fazer para o mundo do que só construir armas de destruição em massa. História baseada, pelo que me consta, na versão Ultimate do personagem da Marvel, uma roupagem mais atual e bem diferente dos clássicos personagens que todo fâ de HQ conhece.

Empolgado era uma palavra fraca. Eu estava pirado, (um pouco mais)louco, demente pra ver o diabo do filme. Desde que saiu a primeira imagem do Tony Stark forjando a armadura, há quase um ano atrás, esse filme já estava no meu Top20. Sim, eu superestimo as coisas =D. Começa o filme e minha mente entra em colapso. Durante todas as cenas. Duas horas de extrema atenção à todos os detalhes que permeavam a película.

Ao final eu tremia.

Homem de Ferro não é só mais um filme de super-herói. Clássico dizer isso, mas é verdade, o que eu posso fazer? Parece que aquela fórmula de fazer filmes inspirados em HQ foi jogada no lixo e resolveram construir uma inteiramente nova. E que se adaptou perfeitamente aos elementos que deveriam ser mostrados. Quero dizer, TÁ TUDO LÁ! Ouso dizer que nunca uma adaptação da Marvel foi tão perfeita e deu tão certo quanto essa. As piadinhas, as tiradas, as gostosas, a história... PORRA! Tiraram o Tony Stark dos quadrinhos e colocaram na pele do Robert Downey Jr.! Não só por aparencia, mas a própria irreverência e ironia do ator já fazia com que o Ferroso ganhasse vida própria na tela do cinema! O personagem em si já valia o(s) ingresso(s), então o que dizer das cenas de batalha, da construção do herói, dos efeitos, de TUDO?

É difícil nao dizer que Jon Favreau conseguiu a perfeição em sua direção desse filme. Assim como Bryan Singer antes dele em X-Men, e o Sam Raimi na hora de dirigir os dois primeiros filmes do Aranha, ele renovou a construção de heróis quadrinísticos no cinema. Digo que desde Homem-Aranha 2 não havíamos visto um filme foda de super-heróis. Talvez por isso esse filme tivesse algum peso nas costas. Mas o Favreau foi pras cabeças, definitivamente. Fez todo mundo endoidar com os trailers e não decepcionou na hora da estréia. Talvez alguns mais xiitas - sempre eles - tenham lá seus pontos contra o filme. Aqui, eu repito: essa é a melhor adaptação da Marvel, tanto em fidelidade quanto em fodacidade.

Verdade seja dita, o filme conseguiu empolgar muita gente. Afinal, eu nao duvido que muitos na sala de cinema tenham pagado o ingresso apenas pra ver um bom filme de ação - sem se decepcionarem, claro. O personagem é famoso, sim, mas não tão popular quanto outros que vieram antes dele. A própria Marvel não esperava tanta gente no cinema, o que já acarretou o anúncio de novos filmes por aí. Mas a pergunta é: quantos foram para ver realmente a história de Tony Stark adaptada pras telonas e quantos foram ver mais um filme pipoca divertido e empolgante?

Homem de Ferro é fácil o filme de super-herói mais bem-feito até hoje. MUITO foda no início, MUITO foda no desenrolar e MUITO MUITO MUITO FODA no final. Aqui do meu canto, eu já conto dias, horas e minutos pra que a sequencia, já anunciada pela Marvel, chegue. Assim como os outros filmes. E nesse ponto eu sugiro para que voce nao procure saber quais são agora. Antes disso, vá ao cinema enquanto é tempo(tome cuidado com seu ingresso), assista o filme, FIQUE DEPOIS DOS CRÉDITOS e depois vá pesquisar um pouco. Aí voce bate a cabeça na parede por alguns minutos e depois fica assim, que nem eu, louco de vontade de que o tempo passe rápido =D

4 comentários:

  1. Segredinho pra você que está frustrado com a falta de comments...

    Pra ser comentado, é preciso comentar nos lugares certos ;)

    Ainda não assisti o Homem de ferro e acho que dificilmente irei assistir, mas parece ser bem legal pelo que vc disse!

    ResponderExcluir
  2. Ao sair do cinema, creio que fiquei uns 5 dias como você. Só pensava Homem de Ferro, só comia Homem de Ferro, só respirava Homem de Ferro. Não havia críticas a serem feitas!

    Hoje, contudo, já posso ser mais neutro em minha análise. Digo que o filme superou TODAS as expectativas (Que já eram MUITAS!), retratando com fidelidade, e, ao mesmo tempo, atualizando o personagem que, na minha opinião, é simplesmente o mais carismático das HQs. Contudo, o filme peca exatamente naquilo que mais se esperava dele: ação.

    O filme tem 3 cenas de ação (Ótimas, por sinal) e fica por isso mesmo. Além disso, o vilão é MEDÍOCRE. De fato, não creio que a introdução de outros vilões mais clássicos do que o Vendilhão de Ferro (Ou Monge de Ferro, dependendo do tradutor..) acarretaria em algo bom, tiraria o foco do protagonista. Mas, pôxa, que foi um vilãozinho mequetrefe, ah, foi!

    ResponderExcluir
  3. Eita lá vou eu fazer papel de chato vD!!!

    Depois de Homem-Aranha 2... q eu acho uma merda btw... teve Batman Begins... que pra mim só perde pro Latinha por causa da ausência de diversão... estilos diferentes... filmes diferentes... mas no meu conceito, ambos perfeitos em seus universos! :P

    ResponderExcluir
  4. Batman Begins!

    Juro que nao tinha lembrado dele.

    ResponderExcluir